Editora Rubio e os cookies: a gente usa cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcelo Tenreiro Jesus da Silva
Robson dos Santos

Terapia Manual nas Disfunções da ATM

Introdução

1 Anatomia Funcional e Biomecânica da Articulação Temporomandibular
2 Relação da Coluna Cervical com a Articulação Temporomandibular
3 Disfunções da Articulação Temporomandibular
4 Avaliação das Disfunções Cervicocraniomandibulares
5 Tratamento do Complexo Craniovertebral
6 Tratamento Miofascial nas Disfunções Cervicocraniomandibulares
7 Tratamento do Complexo Temporomandibular
8 Terapia Craniana nas Disfunções da Articulação Temporomandibular
9 Fisioterapia com Ênfase em Terapia Manual nos Pós-operatórios de Cirurgias Ortognáticas
Referências
Índice

Sinopse

O livro Terapia Manual nas Disfunções da ATM, 2ª ed., é uma obra totalmente revista e atualizada baseada no an
seio de fisioterapeutas e demais profissionais de saúde que se dedicam ao tratamento e ao estudo das disfunções cervicocraniomandibulares. É um material de leitura fácil e objetiva, que esclarece de maneira simples as técnicas de terapia manual articulares e miofasciais mais utilizadas nesta disfunção articular e nos pós-operatórios de cirurgias ortognáticas, apresentando suas bases científicas, seus efeitos terapêuticos e suas repercussões corpóreas globais.
Iniciando com uma sucinta revisão da anatomia da ATM, este livro aborda a miologia, a osteologia e a inervação desta região, assim como conceitos profundos de biomecânica craniocervical e temporomandibular, que contribuirão para o entendimento dos vários protocolos de terapia manual e cinesioterápicos elucidados na obra. O leitor ainda terá a oportunidade de entender a fisiopatologia e a etiologia, além de todo o quadro clínico, assim como os efeitos que esta disfunção pode provocar sobre o organismo e vice-versa. Assim, evidenciam-se as alterações posturais, em particular as cervicais,
que têm papel significativo sobre as algias temporomandibulares.
O grande diferencial desta nova edição em comparação com a anterior está no último capítulo, que elucida o protocolo fisioterapêutico com ênfase em terapia manual nos pós-operatórios de cirurgias ortognáticas. Desse modo, detalha-se passo a passo, desde o pré-operatório ao pós-operatório imediato.

Ficha Técnica

Editora: RUBIO

Especialidade: Fisioterapia

ISBN: 9788584110889

Páginas: 0200

Ano: 2018

Edição: 2

Encadernação: Capa dura